quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Mídia Social, Jornalismo 2.0

Nesta matéria irei falar um pouco sobre o jornalismo 2.0 e a mídia social, uma área nova que um amigo Rodrigo Oliveira me apresentou e fala a respeito no seu blog. Um ótimo exemplo foi a eleição de 2009 dos Estados Unidos, onde o presidente eleito usou uma mídia considera elitizada a Internet.

A eleição nos Estados Unidos.




Site do Barack Obama presidente eleito USA
Como na Revolução das eleições americanas de 1952, em que Eisenhower, usou na época um meio considerado elitizado, a TV; Barack Obama revolucionou baseando sua campanha em um meio também considerado elitizado e sem adeptos, a internet.

Iguinorado pelas campanhas dos seus adversários, ele se faz valer da mídia social e da web 2.0 para conquistar e engajar seguidores. Seus eleitores faziam parte da campanha e de seus ideais. Assim conseguiu a maior arrecadação da historia dos Estados Unidos, mais de $ 300 milhões só de pessoas físicas.

“A partir de agora acabou a era da TV e está entrando a era da Internet na política mundial. Canadá foi a percussora desse movimento em 2006, agora nos EUA e no Brasil será assim na próxima eleição. A TV não elegerá o nosso próximo presidente como foi nas últimas eleições… a Internet o fará! Quando falamos de Internet estamos nos referindo à Mídia Social da chamada Web 2.0.” Alan Dubner.

Como se fosse uma revolução, a tecnologia e a internet passaram a ocupar um espaço impensado há muito pouco tempo atrás por quem está ligado à eleições e mesmo à gestão pública. Com o fenômeno Obama, percebeu-se que esta ferramenta é absolutamente imprescindível para o candidato e o partido que pretendem fazer a diferença através de engajamento e contatos frequentes com seus eleitores.
Orkut, Youtube, Flickr,etc. O que até então para mim soava como pura exposição pessoal, agora torna-se uma ferramenta de marketing e de trabalho, Capaz de eleger o presidente dos EUA.

Jornalismo 2.0

Proposta do encontro: Jornalistas e formadores de opinião iriam debater sobre o futuro do jornalismo diante da era onde todos nós somos capazes de produzir notícia. Web 2.0 e Mídia Social

Impressionante!

Somos parte dos 59 milhões de brasileiros com acesso a internet. Sendo a maior parte dos usuários da classe A e B, mas com um aumento espantoso da classe C, que se faz valer das Lan Houses, Cybercafés e Telecentros para acessar a rede.

Estudos revelam que 34,5% do tempo de navegação dos computadores domésticos é gasto em páginas de redes sociais
como Orkut, MySpace e Facebook, além de blogs, fóruns e outras páginas que compõem o grupo dos chamados “sites de relacionamentos”
A internet passou a ser um meio de comunicação de massa onde o boca a boca passou a ser digital. Este acesso democrático faz com que qualquer um de fato possa produzir notícia.

O consenso é de que a Mídia social ainda é um terreno novo. Não sabemos o que virá pela frente, portanto repleto de oportunidades.

Ainda é difícil saber como usá-la, mas separei alguns casos e os exponho abaixo:
Mallu Magalhães, aos 14 anos, após publicar suas músicas no Myspace e gravar alguns vídeos no Youtube, conquistou status de popstar na mídia convencional;
Manuel Fernandes, um dos palestrantes, contou o caso de seu advogado trabalhista que responde perguntas via vídeos gravados no seu celular Nokia N95 em seu blog. Isso rendeu convites para colunas de revistas, programas de televisão o que acabou despertando até o interesse da Nokia;
Em Montreal, Canadá, um rapaz de 26 anos conseguiu a façanha de trocar um clips por uma casa em apenas 14 negociações;
Empresas monitoram a rede e verificam o “status” dos seus serviços e produtos;
Nos EUA, um celular foi responsável pela maior queda de ações da KFC-Taco Bell quando gravou a presença de ratos numa lanchonete do grupo.
O que se precisa tomar consciência e que as pessoas não vão mais apenas receber histórias prontas da TV,Revistas e Jornais, elas serão participantes ativos. Interagindo através da mídia social.

Como Posso Utiliza-la?

A idéia é começar a se fazer valer dessas ferramentas para se diferenciar, virar referencia, fazer marketing do seu produto e ou serviço, trocar experiência, conhecer pessoas (aumentar seu “network”) e etc..
Tenha um site atualizado com a exposição dos seus serviços e idéias, um Blog personalizado sua identidade virtual de 1° passo no universo 2.0.

leia a matéria na integra mais no Blog do Rodrigo Oliveira...


Nenhum comentário:

Postar um comentário